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Canva: O que é e Como usar a ferramenta de design em seus projetos

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Um dos pontos mais importantes de uma estratégia de Marketing Digital é a capacidade da empresa em se comunicar eficientemente com o público. Afinal, de nada adianta criar campanhas que parecem geniais na fase de elaboração, mas falham em passar aos consumidores uma mensagem clara e sem ruídos.

Para facilitar essa compreensão da audiência, nada melhor do que utilizar recursos visuais qualificados e personalizados. Qualquer profissional de marketing sabe que, constantemente, surge a necessidade de criar design em um curto espaço de tempo. Mesmo que a ideia seja simples, nem sempre é possível encontrar uma solução.

A menos, é claro, que você conheça e domine uma ferramenta prática, online e extremamente eficiente. Estamos falando do Canva. Quer saber mais sobre esse recurso e suas funcionalidades?

Neste texto, você vai descobrir:

  • O que é o Canva?
  • Como funciona o Canva?
  • Como criar diferentes tipos de designs no Canva?

Siga a leitura!


O que é o Canva?

Se não a mais popular, o Canva é a uma das ferramentas mais utilizadas para a criação e edição de designs na internet. Pesam a seu favor a usabilidade extremamente intuitiva, a eficiência de suas funcionalidades e o fato de contar com uma versão 100% gratuita.

“O Canva é amado por iniciantes e experts, times e indivíduos”. A frase, exposta na página de login da ferramenta, dá uma ideia para entender sua popularidade. Ao mesmo tempo que conta com uma interface simples de utilizar, os recursos oferecidos satisfazem até os profissionais mais experientes, como os usuários do Adobe Photoshop.

Além disso, o Canva é útil tanto para pessoas que trabalham sozinhas, quanto para projetos em grupo. Isso porque, com poucos cliques, é possível enviar convites para outros membros da equipe acessarem a plataforma e colaborarem no gerenciamento de imagens e designs da empresa.

Lançada em 2007 por um grupo australiano, a ferramenta é, hoje, utilizada por profissionais e amadores ao redor de todo o planeta. Dominá-la pode ser uma vantagem importante para sua estratégia de Marketing de Conteúdo ou simplesmente para qualificar os elementos visuais de sua abordagem.

 

Como funciona o Canva?

Como já frisamos, a simplicidade de uso é um dos grandes atrativos da ferramenta. Isso pode ser notado no primeiro acesso ao website, que conta com três opções diferentes para a realização do login. Você pode se conectar por meio da conta do Facebook, do Google ou cadastrar um outro email pessoal.

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Com o cadastro realizado, você será direcionado diretamente ao dashboard do Canva, em que é possível visualizar templates de designs que podem ser utilizados. Na página, você pode selecionar opções pré-configuradas para os tamanhos de cada uma das principais redes sociais ou criar suas próprias configurações.

Além das redes, a ferramenta oferece designs prontos para outros elementos de uma estratégia de marketing. É possível trabalhar com dimensões específicas para cabeçalhos de email, flyers, cartões de visitas, posts em blogs e muito mais. Basta selecionar a opção que mais se relaciona com o seu objetivo e você será direcionado à área de trabalho.

Lá, as funcionalidades da ferramenta permitem que você escolha designs específicos para desenvolver sua arte. Se você está planejando uma postagem no Instagram, por exemplo, o Canva oferece artes direcionadas, por exemplo, a posts de vendas, relacionados a comidas ou com temas sazonais, como Halloween e dia das crianças.

É possível, ainda, desenvolver um design do zero, utilizar imagens encontradas no Google e fazer uploads diretamente do seu computador ou dispositivo. Para otimizar a comunicação, você pode adicionar textos e trabalhar com diversas fontes diferentes.

Para facilitar seu entendimento, vamos dedicar o próximo tópico a tutoriais envolvendo a criação de diferentes tipos de design na ferramenta. Siga a leitura!

 

Como criar diferentes tipos de designs no Canva?

A transformação digital, que segue em desenvolvimento, proporcionou aos usuários de internet uma abundância de diferentes canais para o consumo de conteúdo. Dessa maneira, eles prezam cada vez mais por uma experiência qualificada e diversificada, o que obriga marcas a investirem em diferentes canais de relacionamento.

Por isso, saber como desenvolver artes e designs de diferentes formatos é fundamental para a elaboração de uma estratégia completa. A seguir, você vai conferir tutoriais para a criação de alguns designs específicos no Canva. Acompanhe!

 

Capa para Facebook

Se você quer consolidar sua marca na internet, é fundamental que todos os seus canais, desde o website até as redes sociais, se adéquem à identidade visual da companhia. Portanto, se você já conta com uma fanpage no Facebook, é fundamental criar uma capa devidamente estilizada.

Para isso, vá até a página inicial do Canva e clique em “criar design”. A ação vai abrir uma barra de pesquisa, em que você pode digitar “capa para Facebook” e selecionar a opção correspondente. Isso vai abrir uma nova aba com um espaço para você trabalhar sob as dimensões especificadas pela rede social.

À esquerda da tela em branco, você pode notar uma barra lateral com modelos já preparados. Você pode descer a barra de rolagem e escolher o mais adequado ou, simplesmente, digitar termos-chave na opção de pesquisa de templates. É possível, também, começar do zero.

Para tal, você pode clicar em “imagens” para inserir uma foto sua ou escolher entre as oferecidas pela ferramenta. A cor do design pode ser alterada por meio da opção “fundo”, enquanto o clique em “texto” permitirá que você adicione palavras em diferentes cores, tamanhos e estilos.

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Inicialmente, o texto será posicionado no centro da tela de trabalho, mas basta selecionar e arrastar com o mouse para mudar seu posicionamento. Na parte de cima da sua tela, você tem a opção de baixar o design, compartilhá-lo em suas redes ou salvar para continuar a edição em outro momento.

 

Capa dos destaques do Instagram

Você já conhece os destaques do Instagram, não é? Esse recurso é utilizado para categorizar os seus stories e deixá-los fixados em seu perfil dessa rede tão importante para a presença digital de qualquer marca. Para torná-los mais atrativos, é importante contar com uma capa que chame atenção.

Para criar seu design para os destaques do Instagram, repita o procedimento citado no tópico anterior e selecione a opção referente ao recurso. Lembre-se que o template já vem com as configurações especificadas para a rede, portanto, você não precisa se preocupar com o tamanho do design.

Mais uma vez, a ferramenta vai oferecer templates prontos e editáveis, mas você pode começar do zero, selecionando a cor de fundo. Embora precisem ser atraentes, as capas dos destaques são, geralmente, minimalistas. Por isso, uma boa prática é selecionar a cor de fundo e adicionar um ícone que represente o assunto em questão.

Se você quer destacar stories relacionados a eventos, por exemplo, vá até a barra lateral e clique em elementos. Ali, você pode digitar a palavra-chave e encontrar ícones e figuras que possam ilustrar as características dos destaques.

Para inserir a imagem finalizada na capa dos destaques, você pode postá-la em seus stories diretamente pelo Canva ou, se preferir, baixar a arte em seu celular e adicioná-la manualmente ao Instagram.

Papel timbrado

Um dos elementos mais antigos na comunicação é o papel timbrado. Registros apontam que esse formato era utilizado para comunicados oficiais desde o reino da Babilônia, milênios antes de Cristo. Séculos mais tarde, o papel timbrado ainda é importante para dar credibilidade e autenticidade aos documentos de diversas companhias.

Seu conteúdo deve ser claro, limpo e contar com uma logo para identificar a marca da empresa. Esse logo, que em outros tempos precisava ser prensado no papel, pode ser facilmente inserido no Canva. Para tal, é recomendado o upload de um arquivo .png, de modo a garantir a qualidade do documento.

Portanto, selecione o formato “papel timbrado” na galeria de designs prontos, personalize a cor e insira o texto que você quiser. Depois, clique em “imagens” e suba o arquivo com o logotipo. Se você se deparar com dúvidas sobre o posicionamento dos elementos, utilize como base os modelos prontos do Canva e apenas realize as alterações necessárias.

Embora o fundo desse tipo de documento seja geralmente branco, você pode escolher outras cores. O importante é que as informações fiquem visíveis e, principalmente alinhadas. Para tal, utilize as grades de design, que podem ser acessadas a partir do clique em “elementos”.

Flyer

O uso de flyers é muito interessante para a divulgação de eventos ou de informações relevantes para o público. Para iniciar a criação do seu, vá até o Canva e pesquise por panfletos. A aba que será aberta vai oferecer modelos prontos. Além de escolher o objetivo do panfleto, você pode especificar o assunto que será abordado nele.

Selecione o que mais se adéqua ao que você está buscando e, utilizando a barra lateral, edite-o até que ele fique perfeito. Em flyers, é importante que você adicione suas próprias imagens para facilitar o reconhecimento de sua marca. Além disso, certifique-se de utilizar fontes legíveis e que não sejam atrapalhadas pelo fundo.

Se você planeja distribuir fisicamente os panfletos, clique em “baixar” e escolha a opção “PDF de alta qualidade”. Isso vai gerar um arquivo com alta resolução que pode ser impresso em sua casa ou enviado para uma gráfica especializada.

Os designs citados ao longo desse artigo representam apenas uma pequena amostra de todos os recursos que você pode explorar no Canva. A ferramenta, que é gratuita e fácil de usar, é uma aliada importante para profissionais de marketing, já que representa uma forma simples de criar e editar elementos visuais para a marca.

Criar designs que representem as características da sua persona e estejam dentro das tendências do mercado é um passo importante para o sucesso. Quer continuar o aprendizado? Neste artigo ensina passo a passo a criar artes profissionais usando o Canva, em diferentes tipos de designs Confira.

15 Formas de Como ganhar dinheiro com o Canva

Existe uma grande infinidade de design e formatos de artes que você pode fazer no Canva, sobretudo se aproveitando das dezenas de funcionalidades disponíveis na plataforma.

Entre esses designs, podemos citar:

  1. Panfletos;
  2. Postagens de rede social;
  3. E-books;
  4. Currículos;
  5. Banners;
  6. Mídia Kit;
  7. Infográficos;
  8. Checklists;
  9. Logotipos;
  10. Cartões de visitas;
  11. Cardápios;
  12. Cartazes para lojas;
  13. Artes para capa de canal no YouTube;
  14. Wallpaper;
  15. Planners.

Todos essas formas de ganhar dinheiro com o Canva estão muito em alta nos últimos meses, pois envolvem soluções para redes sociais, sites e comércios online. Portanto, um mercado que vem crescendo cada dia mais.

Saiba mais neste artigo: Como ganhar dinheiro com o Canva.

Não esquece de comentar o que achou desse post. 😉

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