O Google Ads é uma das melhores maneiras de gerar vendas rápidas para seu produto ou serviço e aumentar suas vendas em 2021.
A intenção de busca é alta, o que significa que as pessoas que clicam em seus anúncios estão procurando resolver seus problemas o mais rápido possível.
Elas sabem exatamente o que precisam e estão decididas a encontrar isso.
Mas há um problema:
O Ads é uma bagunça.
Provavelmente, é uma das ferramentas mais confusas, complexas e frustrantes com a qual os profissionais de marketing precisam lidar.
Existem dezenas de telas de relatórios, centenas de métricas e inúmeras maneiras de gastar dinheiro.
E incontáveis maneiras de perder dinheiro, também.
Lidar com a plataforma do Google Ads por apenas 10 minutos todos os dias pode te dar dor de cabeça.
Era entediante e, muitas vezes, eu lutava para entender a melhor forma de otimizar a estratégia de Ads.
Mas o Google Ads converte. Isso ajudou a converter para mim, para meus clientes e colegas profissionais de marketing com quem eu interajo diariamente.
Então, eu preciso do Ads.
É uma das formas mais baratas e mais eficazes para gerar vendas consistentes.
E felizmente, eu consegui ignorar as partes complicadas do Ads e simplificar minhas contas com uma simples jogada.
Acabei gastando 90% menos tempo na plataforma e aumentando minhas vendas. Ganhei duas vezes.
Nesse artigo eu vou te mostrar como você pode aumentar suas vendas em 2021 com essa estratégia de Google Ads, confira!
Que empresa não deseja impactar mais clientes todos os dias e aumentar suas vendas? Entregar a solução certa, ao cliente certo, na hora certa?
Um dos principais recursos para se obter sucesso na internet, impactando quem realmente faz sentido para seus negócios, são os links patrocinados.
Por meio do Google Ads, gerar receita através de uma captação de leads assertiva é possível.
Contudo, ainda há muitas dúvidas sobre como essa estratégia ocorre na prática. Sobre quais as boas práticas para fazer “menos com mais”.
Ou seja: como gerar muitos leads sem pagar tanto por eles?
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A importância do Google Ads para o seu negócio
Ao iniciar qualquer campanha de marketing você precisa ter em mente, de forma clara e objetiva, qual o objetivo com aquela ação. Antes de anunciar, faça um planejamento estratégico de quanto quer investir, com que intuito e por quanto tempo.
Por isso o Ads é tão vantajoso: independentemente de sua meta, ele poderá lhe ajudar. É que a plataforma permite várias adaptações a fim de personalizar a campanha para a sua marca.
Assim, listamos abaixo as principais vantagens de investir no Google Ads de acordo com o objetivo de sua empresa. Confira!
Divulgar sua empresa
Para divulgar ainda mais o sua empresa, aproveite para fazer campanhas sazonais em que as pessoas estão ávidas por novidades e propensas a comprar como as datas comemorativas (dia das mães, Natal etc).
Gerar tráfego qualificado
Quando você anuncia no Ads, tanto por palavras-chave quanto por tópicos, é possível selecionar qual o tipo de público você quer que visualize o seu anúncio e gerenciar esse mecanismo por online.
O anúncio vai chegar para quem tem o perfil do comprador que você procura.
Atrair novos clientes
Se você escolher as palavras-chave adequadas para o seu produto, ele será apresentado para potenciais compradores que ainda não conhecem o seu negócio.
Uma opção que chama muito a atenção nesse sentido é oferecer uma condição especial, como uma boa oferta ou um frete grátis para determinadas regiões. Analise aquelas em que esse mecanismo não lhe trará prejuízos e anuncie essa vantagem para o visitante.
Coloque-se no lugar do comprador: se você compra pela internet, é porque gosta de preço e comodidade. Se a empresa ainda entregar gratuitamente, a chance de fechar negócio aumenta muito.
Impulsionar as conversões
Para impulsionar as suas conversões, uma sugestão interessante é focar no anúncio dos produtos ou serviços de melhor saída.
Sabe aquele produto que todo mundo quer comprar de você, que acaba assim que chega e que sempre tem pedidos? Então, use ele como isca para fidelizar os seus clientes.
Após a primeira compra, você já terá o contato do visitante e poderá desenvolver outras estratégias para vender outros produtos.
Como funciona o Google Ads? Veja os tipos de anúncios!
Para divulgar ainda mais o sua empresa, aproveite para fazer campanhas sazonais em que as pessoas estão ávidas por novidades e propensas a comprar como as datas comemorativas (dia das mães, Natal etc).
As possibilidades são várias para anunciar através do Google Ads. E cabe ao usuário escolher a que melhor se adapte às suas necessidades.
O intuito sempre será o mesmo: atrair a persona dos seus negócios para dentro de sua empresa.
Por isso, bem-vindo ao mundo de possibilidades que a empresa americana abre.
Abaixo, separamos os tipos de anúncios que você pode utilizar.
Confira:
Rede de Pesquisa
Este tipo de campanha é útil para quem quer ser encontrado através das pesquisas do Google.
O seu objetivo é receber cliques nos anúncios, ou conversões. A “conversão” pode ser definida pelo anunciante, da seguinte forma: digamos que você deseja que os usuários preencham formulários no seu site.
Para isso, você determina que uma conversão será o preenchimento de um formulário, ou qualquer outra ação que você deseja que os usuários executem dentro do seu site.
Portanto, se as pessoas pesquisam pelos seus serviços no Google, vale a pena investir neste tipo de campanha.
Por exemplo, se você tem um restaurante em São Paulo, você pode criar anúncios que serão exibidos quando as pessoas pesquisarem palavras-chave como:
- “restaurante”;
- “almoçar em São Paulo”;
- “restaurante à la carte”.
Todas as pessoas que estiverem pesquisando a partir da cidade de São Paulo serão impactadas.
O Google sabe de onde as pesquisas estão sendo feitas, baseando-se no endereço de IP, e mostra os anúncios apenas para elas.
Os resultados de pesquisa do Google Ads são exibidos em um local diferente dos resultados orgânicos de pesquisa do Google.
São também de maneira distinta, de forma que a classificação de uma página na busca orgânica não influencia a classificação de um link patrocinado, e vice-versa.
Além disso, os anúncios em rede de pesquisa também podem ser estendidos para os parceiros de pesquisa.
Nisso, podemos citar sites como Terra, Globo.com, que possuem a ferramenta de busca do Google dentro de seu próprio site.
Porém, a exibição dos resultados nos parceiros de pesquisa é opcional.
Neste tipo de campanha você paga por cada clique recebido nos seus anúncios.
Rede de Display
Este tipo de campanha não trabalha com anúncios de texto, mas sim com anúncios gráficos – os famosos banners, que são exibidos apenas nos parceiros da Rede de Display.
Talvez você já tenha percebido que, logo após pesquisar algum produto no Google, na maioria dos sites que você visita, começam a ser exibidos anúncios de produtos semelhantes aos que você pesquisou.
À eles, estes banners, chamamos de anúncios da Rede de Display.
Entretanto, apesar de ser bastante usada com o objetivo de gerar conversões, os anúncios na Rede de Display nem sempre têm esse intuito.
Este tipo de campanha também é muito usada para branding (divulgação da marca).
Nele, a intenção da campanha é a visualização das peças publicitárias pelo usuário para que conheça a marca.
Neste caso, como o objetivo da campanha é apenas a visualização (não o clique) o logo o custo é calculado através do CPM (Custo Por Mil Impressões).
Ah, impressão nada mais é do que a exibição do banner. Assim você paga o custo a cada mil vezes que o seu anúncio é exibido.
YouTube Ads
Segundo maior buscador do mundo, o YouTube é diariamente acessado por centenas de milhões de pessoas.
Elas procuram literalmente por tudo: entretenimento, dicas, notícias, tutoriais, conteúdo educativo – e tudo mais que você possa pensar.
Então, por pertencer ao Google, não podemos deixá-lo de fora da Rede de Display do Ads.
Todos os dias, centenas de milhões de pessoas acessam o YouTube e assistem a mais de seis bilhões de horas em vídeos. São pessoas procurando entretenimento, informações, dicas e soluções para problemas. Não é à toa que o YouTube se tornou o segundo maior buscador online, perdendo apenas para o próprio Google.
O YouTube pertence ao Google, e, justamente por isso e por seu número absurdo de visitas, não ficaria de fora da Rede de Display do Ads.
Muitas são as possibilidades de criação de anúncios dentro da plataforma de vídeo.
É também possível definir quando e onde um anúncio – em vídeo, óbvio – será exibido. E também determinar a audiência formada, claro, com as pessoas que tem o perfil do cliente ideal (ICP) de seus negócios.
Google Shopping
Para quem possui um ecommerce e tem dificuldades e quer anunciar o vasto catálogo de produtos, o Google Shopping é uma alternativa.
Promover os produtos e trazer tráfego para o site, ter uma maior geração de leads ou atrair pessoas para a loja física são ações possíveis.
Se você deseja anunciar no Google Shopping, precisa enviar os dados de seus produtos para o Google Merchant Center.
Isso se dá utilizando um feed de dados. Usualmente, um arquivo .xml que contenha as informações dos produtos, imagens e também preços e condições.
Isso ajuda o Google a utilizar informações do feed e relacionar com o que as pessoas buscam,
Com essas informações, o Ads poderá criar anúncios de maneira dinâmica. Esses serão exibidos na Rede de Pesquisa e em toda a Rede de Display.
É bem diferente dos anúncios tradicionais do Google Ads. Isso porque as pessoas terão uma panorama quase que completo sobre o produto vendido antes de darem um clique.
Foto do produto, título, preço, nome da loja… enfim, tudo que é relevante ao usuário é entregue de primeira – e isso ajuda na sua tomada de decisão de compra.
Campanhas para aplicativos móveis
Se a sua empresa é ou então possui app, o Google Ads abre caminhos para que ele seja baixado ou então haja interação com ele através de campanhas para aplicativos móveis.
E aí, ele pode aparecer nas Redes de Pesquisa (no buscador do site e no Google Play), Redes de Display ou no YouTube, por exemplo.
Agora que você já sabe o essencial sobre o Google Ads, vamos para o passo-a-passo de como anunciar.
Como anunciar no Google de graça
Antes de terminar esse artigo, eu gostaria de te dar duas dicas que podem ser um bônus na hora de anunciar o seu negócio no Google.
São duas coisas simples e gratuitas que podem aumentar o alcance da sua marca e atrair novos clientes tanto para o seu site como para a loja física, se você tiver uma.
Google Meu Negócio
O Google tem uma ferramenta gratuita chamada Google Meu Negócio que ajuda a aumentar a exposição das empresas no resultado das pesquisas do Google.
Como assim?
Quando alguém pesquisa por algum serviço numa determinada área, por exemplo, um nutricionista, academia, restaurantes…
O Google mostra um mapa com os negócios da região que se enquadram naquele segmento junto com os resultados da pesquisa.
Por exemplo, fazendo uma pesquisa por academias em São Paulo, eu encontrei os seguintes resultados:
Por meio desses resultados, dá para acessar o site das empresas, ver qual é o caminho para chegar até a loja ou escritório, ligar e até mesmo ver recomendações de pessoas que já usaram os serviços ou produtos.
Para saber mais sobre essa ferramenta e como usá-la no seu negócio, clique aqui que eu te explico tudo.
Confira o artigo completo: O que é Google Meu Negócio e Como Divulgar Sua Empresa
SEO
Se você acompanha o nosso blog, já deve ter me visto falar várias vezes dessa estratégia.
A otimização de páginas para ferramentas de busca (Search Engine Optimization ou SEO) tem um papel muito importante quando se trata de tráfego orgânico.
Porque o objetivo dela é dar destaque para o site do seu negócio fazendo com ele apareça entre os primeiros resultados de busca do Google.
Se, quando as pessoas buscam uma palavra-chave relacionada àquele negócio no Google, ele não aparece entre os primeiros resultados, ninguém vai vê-lo.
Afinal de contas, 95% das pesquisas acabam antes de chegar na segunda página.
Ou seja, se você está buscando formas de atrair mais visitantes para o seu site e assim conseguir mais clientes, eu recomendo que você invista em técnicas de SEO.
Leia também: 20 Estratégias De SEO Para Rankear Seu Site No Google
Como conquistar mais clientes
Eu te mostrei aqui como você pode anunciar no Google para atrair mais clientes. Mas o que acontece depois que o seu público clica no anúncio?
Se ele não for levado para uma landing page otimizada para a conversão que você deseja, pode ser que ele acabe se perdendo no meio do caminho.
E aí todo o trabalho que você teve na criação do anúncio é perdido.
Não sabe como criar uma landing page? O Anderson Nunes PRO é o seu melhor aliado nessas horas.
E aí, como podemos te ajudar?
Se você ficou com dúvida sobre como usar o Google Ads ou deseja saber mais sobre processos de geração de leads, fale com um consultor agora mesmo.
Aproveite e leia dois artigos que ajudarão você na atração de mais pessoas para a sua marca.
O primeiro fala da importância em ter excelência no atendimento aos clientes.
Já o segundo aborda algumas dicas de marketing valiosas para todas as empresas.
Boas vendas!
O que você achou do Google Ads e dessas duas estratégias? Me conta aí nos comentários!