A Apple anunciou alterações na política no iOS 14 que irão afetar quem veiculam anúncios no Facebook. Isso porque a novidade não vai permitir a coleta e o compartilhamento de alguns dados dos usuários, a menos que eles aceitem.
Por isso, neste artigo você irá aprender como configurar o pixel do Facebook na Hotmart.
Confira o artigo: Mudança do iOS 14 e o Facebook: Como seremos afetados?
Para avisar aos usuários, os dispositivos vão exibir uma mensagem contando a novidade e perguntando se eles concordam ou não.
A novidade da Apple também impacta a configuração do pixel do Facebook por meio do Pixel de Rastreamento da Hotmart.
Quando você veicular anúncios otimizados para eventos de conversão no Facebook é necessário seguir alguns passos adicionais para configurar o pixel do Facebook em suas páginas da Hotmart. Vamos mostrar as etapas aqui.
Na prática, quando o usuário concorda com a nova política e desativa o rastreio do dispositivo iOS 14, a personalização do anúncio e o relatório de desempenho para eventos de conversão em aplicativos e na web são mais limitados. O cenário só muda quando o usuário aceita que a atividade seja rastreada.
Qual é o impacto disso no pixel de rastreamento da Hotmart?
A novidade da Apple também impacta a configuração do pixel do Facebook por meio do Pixel de Rastreamento da Hotmart, especificamente para os casos de veiculação de anúncios otimizados para eventos de conversão no Facebook.
O time da Hotmart já se adequou a essa mudança, mas precisamos que você também faça algumas alterações na sua campanha de tráfego pago.
A partir de agora, é preciso que os eventos que chegam ao Gerenciador de Negócios do Facebook estejam atrelados ao seu domínio como URL e não mais a checkout.hotmart.com. Isso vale tanto para Produtores quanto Afiliados.
Isso significa que o domínio que deve estar registrado e validado no Gerenciador de Negócios do Facebook deve ser seu e não da Hotmart, por exemplo, o link da sua página externa de vendas, site ou landing page.
Qual é o impacto de não fazer a alteração?
O pixel do Facebook é um trecho de código colocado em uma página na internet que permite que você meça, otimize e crie públicos para suas campanhas de anúncios por meio do Gerenciador de Anúncios do Facebook Ads.
No dia a dia a configuração correta do pixel é essencial para Produtores e Afiliados que trabalham com tráfego pago no Facebook, pois somente com ela é possível otimizar anúncios para conversão e entender se o seu anúncio está trazendo resultados.
Por exemplo, imagine que você está investindo dinheiro em uma campanha de mídia no Facebook que direciona para a sua página de pagamento (checkout). Com a configuração correta do pixel, é possível ver se os anúncios estão trazendo resultado ou não, além de possibilitar a criação de novos públicos para novas campanhas de remarketing.
Para que você não perca nada, fizemos um passo a passo para você configurar o pixel do Facebook na Hotmart:
Como configurar o pixel do Facebook nas minhas páginas da Hotmart para veicular anúncios no Facebook otimizados para eventos de conversão?
Antes de tudo, você deve acessar a página de configuração de Pixel de Rastreamento na plataforma Hotmart. Para isso, confira o passo a passo abaixo:
1. Acesse sua conta na plataforma pelo link: https://app-vlc.hotmart.com/login
2. No menu na lateral à esquerda, clique em Ferramentas
3. Depois, clique em Pixel de Rastreamento
4. Selecione o produto ao qual deseja integrar o pixel do Facebook e clique em Continuar
5. Insira a ID do pixel do Facebook e clique em Avançar
6. Selecione os tipos de evento e as condições da Hotmart que deseja rastrear
7 . Clique em Avançar
8. Clique em Facebook
9. Agora, você deve marcar Sim para a pergunta “Deseja cadastrar seu domínio para veicular anúncios otimizados para eventos de conversão que correm no seu site?”
10. Após marcar Sim, informe o domínio que você utiliza no Gerenciador de Negócios do Facebook.
11. Nesta etapa você deve informar em qual domínio você deseja receber eventos do Pixel de Rastreamento da Hotmart. É necessário que o domínio informado já tenha passado pela “Verificação de DNS” no Gerenciador de Negócios do Facebook. Para conferir mais detalhes dessa etapa, leia esse artigo do Facebook.
12. Clique em Concluir e aguarde a finalização do processo
Como criar e configurar o registro do DNS do tipo CNAME no seu provedor de domínio
Para que o fluxo de envio de eventos de conversão ao Facebook funcione corretamente, você deve criar um novo registro do DNS do tipo CNAME no seu provedor de domínio para que o seu domínio (pixel.meudominio.com) seja um redirecionador para o domínio do Pixel de Rastreamento (pixel.hotmart.com).
Esta configuração pode variar de acordo com o provedor de domínio que você utiliza, porém colocamos os passos básicos aqui:
1. Acesse Configuração de DNS no seu host de domínio
2. Adicione um registro do tipo CNAME
3. No campo Host insira o valor pixel.meudominio.com e no campo Aponta para insira o valor pixel.hotmart.com
4. Salve o novo registro do DNS
Se precisar de ajuda, entre em contato com a equipe de suporte do provedor do seu domínio ou verifique a documentação deles.
Como verificar a configuração
Após seguir os passos anteriores, é importante verificar se sua configuração para o pixel do Facebook está funcionando corretamente e pronta para uso. Faça isso clicando no botão Verificar configuração na plataforma Hotmart.
Espero que este artigo ajude você a se adequar a essa mudança e também a deixar suas campanhas de mídia paga cada vez mais acertadas, qualquer dúvida, deixe nos comentários.
Caso precise de um especialista em tráfego pago no Facebook Ads ou Google Ads, clique aqui.
Até mais! 😉