O que é e como fazer Remarketing no WhatsApp

como fazer remarketing no whatsapp
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Você já viu em sites, no Facebook ou no Instagram, o anúncio de um produto que você está interessado ou que está prestes a comprar?

Por exemplo: Você quer comprar um tênis, acessa a página desse produto em um ecommerce, mas não efetua a compra por algum motivo. Logo após, você abre o seu Facebook e percebe que, enquanto rola a timeline, o anúncio daquele mesmo tênis começa a aparecer para você.

Responda: Qual é a probabilidade de você comprar aquele produto?
Convenhamos, é enorme!

Parece bruxaria, mas isso é o Remarketing😂

Perceba que o fato de você ter visitado a página daquele produto anteriormente (no site da empresa que o comercializa), demonstra que você é um potencial comprador e que a compra ainda não ocorreu por algum motivo.

Esses motivos podem ser os mais variados:

  • Falta de tempo;
  • Não estava com seu cartão de crédito em mãos, naquele momento;
  • Ainda quer saber um pouco mais sobre o produto;
  • Não está tão convencido se aquele produto é a melhor opção;
  • Ainda está procurando ofertas;
  • Etc.

Mas pensa comigo: Em todos esses casos, rever o mesmo produto em um outro local (redes sociais) em um outro momento, pode ser o que faltava para você adquiri-lo sem pestanejar.

E é exatamente por isso que a sua empresa precisa adotar a estratégia de remarketing e começar vender para quem já tem o interesse pelo seu produto. Certamente, isso irá acelerar suas vendas.

remarketing pode ser até 7x mais barato do que conquistar um novo cliente, pois ao faze-lo, você está atingindo pessoas que já conhecem a sua empresa e que precisam apenas desse gatilho para fecharem negócio com você.

Aqui está uma foto que explica bem como será o impacto do remarketing na sua empresa, utilizando o Facebook como exemplo:

como fazer remarketing no whatsapp

Como fazer remarketing para meus clientes?

Para entender como funciona o remarketing, você precisa pensar em apenas duas coisas: local para capturar (trackear) os clientes e o local para impactar esses mesmos clientes.

local para capturar os clientes é onde eles demonstram que estão interessados pelo seu produto ou serviço, como por exemplo, o seu site!

local para impactar os clientes é a rede social ou ferramenta que ele utiliza com frequência e que tem potencial para convence-lo a repensar a decisão de compra do seu produto ou serviço. O Facebook e o Instagram são ótimos lugares para isso, por exemplo.

Feito isso, você precisa fazer a estratégia acontecer. É hora de conectar esses dois canais. Ou seja, é necessário dizer para o Facebook quem são os usuários que acessaram o seu site e pelo que eles se interessaram.

A ferramenta responsável por essa conexão, se chama pixel de remarketing.

 

que é o pixel de remarketing?

pixel de remarketing, em outras palavras, é um código que precisa ser gerado na plataforma onde você irá impactar os clientes (ex: Facebook) e instalado no local onde você irá capturar os clientes (ex: seu site).

Posteriormente, nós veremos quais são as plataformas que você pode fazer remarketing e como gerar o pixel de remarketing de cada uma delas, fique tranquilo.

Esse código será responsável por identificar quais são as páginas do seu site que o usuário acessou, os produtos que ele tem interesse e te permitirá criar um anúncio no Facebook, que será exibido quando ele acessar a rede social, por exemplo.

 

Qual a diferença entre remarketing e retargeting? Eles são a mesma coisa?

Você pode nunca ter ouvido falar sobre remarketing, mas se já conhece o retargeting, provavelmente, está se perguntando se eles são a mesma coisa. A resposta é “não” e “sim”.

Mas calma, eu vou explicar:

Posso apostar com você que ao pesquisar no Google “qual a diferença entre remarketing x retargeting”, você encontrará centenas de posts. Mas nenhum deles irá definir com clareza esse assunto. Em algumas situações, você pode ficar ainda mais confuso.

Mas fique tranquilo, eu prometo ser sincero e tenho certeza que será fácil de compreender:

O que é o Remarketing?

Teve origem com os emails.

A estratégia era a seguinte: Um cliente acessava o e-commerce de uma loja, adicionava um produto no carrinho, mas não comprava e saía do site. Alguns segundos depois, ele já recebia um email com aquele mesmo produto (mesmo sem ter fornecido o email para a loja e autorizado receber essa comunicação).

Portanto, o site, através dos cookies, captura o email do cliente e já dispara o email para tentar recuperar essa venda (que quase aconteceu e que, agora, poderá se concretizar). Isso era e ainda é chamado de remarketing.

O que é o Reatargeting?

Muito além dos emails.

Exibir anúncios no Google Ads e Facebook Ads, por exemplo, para pessoas que visitaram alguma de suas página, mas ainda não compraram.

Sim, você leu certo! Essa é uma breve explicação da origem dos termos.

Acima de tudo, ambos seguem a mesma lógica re-impactar pessoas com o seu produto“, porém, o que mais se popularizou foi, sem sombra de dúvidas, o remarketing.

É muito comum ver pessoas explicando sobre o remarketing e utilizar os exemplos das redes sociais como local para realizar essa estratégia. Não está errado!

Aqui, nós fugiremos dá polêmica e faremos um combinado:
Desde o início desse post, até o término dele, nós utilizaremos apenas o termo remarketing, pois acreditamos que hoje, ele engloba qualquer canal, não se limitando apenas ao email (como era antigamente).

 

Em quais locais eu posso fazer remarketing?

Até a data em que esse post foi escrito, as principais plataformas que suportam o recurso do remarketing são:

Todas essas plataformas fornecem o pixel de remarketing e possibilitam que você faça anúncios para o público que acessa o seu site, por exemplo. Mas cada uma possui um código do pixel diferente.

Como fazer remarketing no WhatsApp, Facebook, Instagram para exibir anúncios?

Não se esqueça que para fazer remarketing você precisa de um canal para capturar o interesse dos seus clientes e outro para exibir os anúncios para essas mesmas pessoas. Geralmente, esse local de captura, são as páginas na internet (links, sites, landing pages e etc).

No caso do Facebook e Instagram, por exemplo, é muito comum os profissionais de marketing utilizarem o recurso de exibir novos anúncios para quem já assistiu determinado tempo de um vídeo impulsionado, curtiu ou comentou um post ou página.

Isso é quase um “remarketing no mesmo local”, mas pela questão de a captura dos dados e a exibição dos anúncios serem na mesma plataforma (e não ser preciso instalar nenhum código), trata-se de outra estratégia. E isso é um assunto para outro post.

Vamos abordar, a partir de agora, cada uma das principais plataformas onde você pode fazer remarketing. Nesse exemplo, o canal de captura dos clientes pode ser qualquer página na internet (link, formulário, site, landing page).

Leia mais: como como vender pelo WhatsApp.

 

Como fazer remarketing no Facebook

Para realizar essa configuração no Facebook, você necessita de 3 passos: criar e instalar o Pixel do Facebook, Criar o público personalizado e, por último, selecionar o público na criação do anúncio.

 

Criando o Instalando o Pixel do Facebook

  • Segundo passo: Clique em criar pixel

  • Terceiro passo: Nomeie seu pixel e em seguida, clique em criar.

  • Quarto passo: Feito, agora é só instalar o código em seu site. Se você não sabe como fazer isso, fale com seu desenvolvedor. Ao clicar em “instalar o código manualmente por conta própria” você terá acesso ao código.

Pronto! Após instalar o código em seu site, você já pode criar o seu público personalizado.

 

Criando um publico personalizado no Facebook

  • Segundo passo: Selecione no canto esquerdo criar público > público personalizado

  • Terceiro passo: selecione a opção tráfego do site.

  • Quarto passo: Agora você precisa definir quem deverá ver a sua campanha de remarketing no Facebook.

    É possível escolher pessoas que atendam a todos os critérios ou que atendam a qualquer um deles. Você percebeu há uma diferença?

    Os critérios podem ser “todos os visitantes do seu site”, “pessoas que visitaram páginas específicas” (pode ser a página de um produto ou conteúdo, por exemplo) ou “visitantes por tempo gasto”.

    Também é permitido definir mais de um critério, caso tenha o interesse de segmentar ainda mais sua campanha.

    Feito isso, dê um nome para o seu público e clique em criar publico.

  • Com o público personalizado criado, você já pode criar seus anúncios e exibi-los para esse público.

Selecionando o público na criação de anuncio

A criação da campanha de remarketing é semelhante aos outos formatos de anúncios. A única coisa que você precisa fazer de diferente, é selecionar o público personalizado criado anteriormente na seção público:

Com o público personalizado selecionado, está pronto! Ative seu anúncio e boa sorte!

 

Como fazer remarketing no Instagram

É muito mais fácil do que parece! Como os anúncios que serão exibidos no Instagram são criados no próprio gerenciador de anúncios do Facebook, você não precisa fazer nada mais.

Se você já seguiu os passos e entendeu como fazer remarketing no Facebook, no momento de criar o anúncio, em posicionamento é só selecionar que você deseja que os anúncios apareçam apenas no Instagram

remarketing no instagram

Como fazer remarketing no WhatsApp

Sim, é possível fazer remarketing no WhatsApp! A única diferença é que o processo será ao contrário do que foi ensinado nas plataformas anteriores. Pois ainda não é possível fazer anúncios no WhatsApp, portanto, ele não será o seu canal de exibição, mas o canal de captura.

Um exemplo disso é que, atualmente, não há como criar ou copiar o código de um pixel de remarketing do WhatsApp, que é possível, por exemplo, com o Facebook e o Instagram.

Como assim? Ao invés de você capturar os clientes que acessam seu site, ou sua landing page, você conseguirá, acima de tudo, capturar os usuários que falam com você no WhatsApp e exibir nas plataformas que disponibilizam o pixel de remarketing.

A grande sacada aqui é impactar no Facebook, Google e Instagram os clientes que ainda não compraram de você, mas que já conversam no WhatsApp. Essa é uma das formas mais inteligentes de tentar vender para quem já trocou mensagens com você no aplicativo. Veja como:

 

  • Primeiro passo: Crie sua conta em suiteshare.com e depois de finalizar o cadastro, clique em Atrair > Links.

Segundo passo: Clique no botão Novo, localizado na parte superior esquerda. Posteriormente, crie um link de WhatsApp para a sua empresa, preenchendo o seu telefone, personalize o link (ex: /suaempresa) e salve.

Ao salvar, você será direcionado para uma tela assim

  • Terceiro passo: Após ter criado o link, no menu do lado esquerdo, clique em Atrair > Remarketing.

      • Quarto passo: Clique no botão Novo e na próxima página, em Plataforma, escolha qual é a rede social que você irá utilizar para exibir o anúncio de remarketing. Depois, clique em avançar.
      integrar whatsapp com facebook
      • Quinto passo: Em Identificador, dê um nome ao seu pixel para reconhecê-lo facilmente dentro da plataforma da Suiteshare.

        Em Pixel Id, você irá colar o código do pixel criado na rede social que irá realizar o remarketing.

        Em Evento, você irá dar um nome ao evento de remarketing para reconhecê-lo na rede social escolhida.

        Clique no botão avançar.
      integrar whatsapp com instagram
      • Sexto passo: Selecione o link que você criou anteriormente (/suaempresa) e clique em finalizar.
      link de whatsapp facebook remarketing

      Tudo pronto, falta só divulgar!

      Você acabou de conectar seu WhatsApp com a rede social que utilizará para exibir os seus anúncios. O link que você criou para a sua empresa e integrou com o pixel de remarketing, irá trackear todos os usuários que clicarem nele e, além disso, aos que também iniciarem uma conversa no WhatsApp.

      Importante: Não esqueça de criar o público dentro do gerenciador de anúncios da sua rede social para começar a fazer remarketing no WhatsApp.

Você confere um vídeo que mostra a integração completa com o Facebook. Portanto, você verá o passo a passo para fazer remarketing no WhatsApp: Clique Aqui

Se você ainda não sabe como utilizar o link de WhatsApp para aumentar suas vendas no WhatsApp.

Além disso, você nunca mais terá vendas perdidas no WhatsApp porque todos os clientes que desistirem de comprar e/ou não responderem suas mensagens poderão ser impactados por seus anúncios nas redes sociais.

Leia mais: Como vender pelo WhatsApp.

 

Conclusão

Utilizar essas redes sociais como plataforma para re-impactar os possíveis clientes, aumenta o alcance da sua marca e, certamente, diminuirá os seus custos de investimento em mídia.

Além disso, fazer campanhas de remarketing no WhatsApp, Facebook e Instagram, aumentará seus, porque será possível alcançar novamente aqueles clientes que, em algum momento, pretenderam comprar os seus produtos.

Se você já utiliza o WhatsApp como canal de vendas ou curtiu essa dica sobre como fazer remarketing no WhatsApp, então deixe seu comentário abaixo.

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