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O que faz um Social Media?

o que faz um social media
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Descubra o que faz um Social Media e como atuar nesse mercado que vem crescendo muito nesses últimos anos.

Com a tecnologia, diversos meios de comunicação começaram a ser inventados, assim como novas profissões para atender a demanda desse mercado. O social media foi uma delas!

Em meio a uma pandemia mundial, onde fomos condicionados ao distanciamento social, havendo necessidade de utilizarmos, de forma exclusiva, a comunicação por meio de tecnologias virtuais, o mercado exigiu, automaticamente, uma aceleração na transformação digital. Com essa mudança na forma de interação, uma das profissões mais atuais e necessárias para esse cenário se destacou, o Social Media.

Neste texto, você conhecerá essa profissão, quais são as áreas de atuação e o que você precisa saber para se de tornar um!

Se você quer saber mais sobre a carreira e entender o que é preciso para dominar as redes sociais, este conteúdo é para você!

Vamos abordar as seguintes temáticas:

Guia

O que é um Social Media?

Mídias sociais nada mais são que os meios por onde as marcas realizam a comunicação, compartilham conteúdo e interagem com seu público. Mas, redes sociais, blogs e sites não fazem isso sozinhos. Eles são apenas plataformas. Repositórios de conteúdos com funcionalidades que permitem a interação. Digamos que, sozinhas, elas não promovem nada.

Justamente por isso, o profissional que ativa esses canais é chamado de social media. É ele quem planeja, cria, posta, interage, analisa e faz tudo acontecer. Chamá-lo de mídia não é dar louros a quem não tem. Eles são, realmente, os meios necessários para ligar pessoas às marcas.

O que faz um Social Media?

Em linhas gerais, SOCIAL MEDIA ou Analista de Redes Sociais, é a pessoa especializada e qualificada em gerir páginas, perfis e criar conteúdo analisando o mercado e desenvolvendo estratégias. A sua grande missão é gerar relacionamento e engajamento online entre o público e a empresa, criando oportunidades de venda e impactando diretamente os resultados financeiros.

A pessoa profissional precisa estar atualizada e conectada com várias mídias sociais, entendendo seu funcionamento e potencialidades, aproveitar as tendências.

Pois bem, essa profissão vem sendo muito valiosa no meio digital e, ao contrário do que muitos pensam, não é só uma pessoa que passa o dia todo postando coisas na internet usando algoritmos automatizados, pois Social Media não produz apenas conteúdo, ele é um Estrategista da Comunicação – Que belo título profissional esse, não?!

(Repete se olhando no espelho e me diz se não combina com você?! Combina né?!)

Bom, mas antes de se gabar mudando a frase do perfil do WhatsApp, vamos entender melhor as qualificações necessárias para se tornar um(a) profissional incrível de Social Media? Segue a thread!

Como é a Formação de Social Media?

Apesar de ser uma das mais procuradas na atualidade, a profissão de Social Media não tem um curso de graduação específico, mas permite que muitos profissionais graduados em diversas áreas possam atuar, sobretudo especializações em Marketing, Comunicação Social, Jornalismo, Publicidade, Design, Relações Públicas, enfim, seja qual for o curso, é preciso seguir um processo de estudo contínuo para estar por dentro das novidades do mercado digital que muda constantemente.

 

Apenas com cursos livres é possível trabalhar como Social Media?

Sabemos que um diploma de graduação é bem importante e acaba sendo um diferencial para quem quer ingressar no mercado de trabalho, mas você pode começar com cursos mais específicos como é o caso da formação de Social Media que temos aqui na Alura (o link está no final deste artigo), e se destacar da mesma forma. Tudo depende da sua dedicação e proatividade que, aliás, são requisitos básicos para qualquer bom profissional, não é mesmo?

Aproveitamos para antecipar aqui uma grande dica para você que pode estar sentindo insegurança para dar os primeiros passos: a teoria é muito importante, mas nada substitui a prática. Sabe aquele velho ditado “a prática leva à perfeição”? Ele se encaixa perfeitamente aqui. Então, quanto mais você estudar, praticar e se aprimorar melhor profissional se tornará.

 

O que preciso ter para ser um Social Media?

Vamos listar algumas habilidades técnicas e comportamentais para você se destacar nessa área. Antes de qualquer coisa é imprescindível que você tenha a criatividade como fundamento e estar sempre antenado(a) ao que está rolando nas redes, mesmo porque ela está em constante mudança, então considere: criatividadeatenção e organização como requisitos básicos.

Para as habilidades técnicas você não precisa se preocupar em possuir um nível avançado de edições, criação de relatórios gerenciais etc, mas é importante que tenha boas noções de funcionalidade, e não se preocupe porque mais pra frente vamos te dar uma lista completinha de ferramentas para facilitar o seu desenvolvimento. As 5 técnicas mais relevantes são:

  • Escrita e Comunicação: Não precisamos nem dizer sobre a importância em ter uma boa escrita e uma ótima comunicação, né?
  • Planejamento estratégico: Para que você possa planejar as suas ações aproveitando ao máximo a potencialidade das ferramentas que você tem a sua disposição.
  • Capacidade Analítica: Você não precisa ser expert no assunto, mas precisa saber analisar e interpretar dados/informações que lhe auxiliarão na tomada de decisão, na identificação do seu público e na otimização do seu tempo e, inclusive, do seu investimento.
  • Gerenciamento de Projeto: Nada adianta ter um planejamento se você não acompanhar de perto a evolução do mesmo. Fazer a gestão do seu projeto garante que todos os objetivos traçados sejam atingidos com eficácia.
  • Noção de Design Gráfico: Além de um bom texto, os conteúdos devem ser atrativos visualmente, ou seja, devem conter imagens, cores e tamanhos corretos. Para isso, você deve ter uma noção básica de design.

Agora que já identificamos a base desse perfil profissional, vamos entender um pouco mais sobre boas práticas e rotina?

social media

1) Conhecimento sobre seu cliente e segmento de atuação

“A marca está onde o seu público está!”. Anota essa informação num post-it e cola na tela do seu computador para lembrar sempre.

Você precisa estudar sobre tudo que envolve a representação desse cliente, entender sua linguagem, identificar seu público-alvo, seu propósito, qual nicho atua, qual seu posicionamento de mercado e seus concorrentes. Palavras-chave: estudar e aprender. Quanto mais souber e se inteirar, mais resultados de sucesso alcançará.

2) Planejamento e estratégia

Conforme citamos, não dá para elaborar um conteúdo sem antes fazer um plano de ação. Planejar e criar estratégias de “onde”, “como” e “para que” irá atuar em cada canal de comunicação é fundamental. O planejamento estratégico vem sempre antes de pensar no conteúdo, ok?! É aqui que a mágica acontece, quanto mais organizado e arquitetado for o seu planejamento, mais assertivos serão seus resultados.

Utilizar ferramentas para compor seu Calendário Social, por exemplo, faz com que você se organize e defina o que será realizado no período determinado, alinhando com suas estratégias e ações para, assim, transformar tudo isso em conteúdo para ser publicado.

3) Postagem = interação e monitoramento

“Postei e saí correndo” não funciona aqui! A comunicação é o alimento essencial para manter sua relação presente e constante com o seu público, isso quer dizer que para além da postagem, você também precisa interagir.

Quer um exemplo de muito sucesso em Marketing e encantamento de público-alvo? NETFLIX (tu-dum!)

Você já reparou em como ela se comunica com seu público? Além de utilizar tendências e memes que estão bombando nas redes, ela gera seus próprios bordões extraídos de seus produtos (frases ou trechos marcantes de filmes ou séries do momento), e ela faz ainda mais:

  • interage com muita graça e versatilidade respondendo os comentários em suas publicações;
  • utiliza uma linguagem informal, descontraída e bem-humorada;
  • faz com que tenhamos a impressão de que estamos falando com uma pessoa próxima a nós.

E a danada é tão expert nessa arte que fica difícil a gente não querer interagir e sair dando likes e engajando. Confira alguns exemplos:

o que faz um social media

4) Métricas e resultados

Bom, nem só de postagem, interação, engajamento vive um Social Media, será necessário acompanhar os resultados obtidos de todo o trabalho, e esse acompanhamento precisa ser feito através dos KPI´s (Key Performance Indicators), ou seja, os Indicadores de Performance.

É fundamental que seja realizado, regularmente, um acompanhamento de desempenho das ações realizadas. Isso quer dizer que esse profissional analisa se uma determinada postagem engajou conforme o planejado, se o horário foi adequado, qual viralizou mais, se o conteúdo se alinhou com a persona, enfim, é uma atividade essencial, torna cada vez mais poderosa a sua compreensão através de números, para que possa avaliar o comportamento da sua audiência. E por meio dessas informações de métricas e análise dos resultados, você também se planeja para os próximos calendários.

5) Utilização de tecnologias

Essa será sua forte aliada nessa profissão, você vai entender que não precisará usar o “Teorema de Pitágoras” para analisar as métricas, e não será necessário ser um expert em gráficos e Excel mega avançado ou, ainda, ser um especialista formado em design digital. Claro que se aperfeiçoar é sempre um grande diferencial e, como citamos anteriormente, é essencial que esteja sempre com atenção, estudando e acompanhando as mudanças constantes deste mercado, mas graças à Sra. Tecnologia, temos opções de ferramentas e aplicativos que podem ser utilizados para facilitar seu trabalho.

Achou que era tudinho feito manualmente, né? Pode respirar com alívio! O Darlan Evandro indicou uma boa lista com algumas ferramentas, e todas, ou quase todas, são gratuitas, existem alguns templates pagos, mas fica a sua escolha e necessidade. Olha só:

Criação de Conteúdo – ferramentas para facilitar a criação de artes, infográficos, layout e design de suas postagens:

Edição de Imagens – Para editar fotos de forma mais profissional e com excelente qualidade:

Análise Métricas / Monitoramento – ferramentas para buscar, pesquisar, analisar insights nas redes e monitorar engajamento:

Gerenciamento – Para a gestão e criação de relatórios, programação de postagens, acompanhamentos e KPI´s:

Criação e Edição de Vídeos – Ferramentas para criação, edição e animação de vídeos:

Agora que já fizemos as devidas apresentações “formais” dessa profissão, você deve estar querendo saber: onde vive e o que come um Social Media, não é mesmo?!

Então, para deixar ainda mais rica e completa a sua compreensão sobre essa profissão, que tal sairmos um pouco da teoria e trazer uma experiência real, cheia de dicas e muita troca através de um profissional experiente de Social Media?

Qual é a importância do social media para um negócio?

As redes sociais estão se tornando um canal cada vez mais necessário para as organizações. Elas estão conseguindo impactar o negócio por meio de uma comunicação mais próxima, mas também por uma entrega de valor importante.

As redes sociais são também uma maneira de proteger a marca, elas são ferramentas que ajudam na construção de uma boa reputação das organizações, o que ajuda a aumentar as possibilidades de compras.

Outro recurso importante que o social media conta para aumentar as possibilidades de negócio é a utilização de personalidades como influenciadores.

Nas redes sociais é comum que as pessoas sejam impactadas por outras que tornam uma espécie de referência para determinados assuntos.

Por exemplo, Ana Maria Braga é uma referência no quesito culinária. Uma marca de panelas ou de utensílios culinários pode utilizá-la para falar de seus produtos e influenciar outros potenciais clientes a fazer novas compras.

As redes sociais também podem aproximar os clientes das marcas ao serem publicados os valores que o negócio quer representar. Atualmente, as marcas buscam identificação por meio de algumas bandeiras sociais e isso ajuda na construção positiva para uma parcela dos compradores.

Esse posicionamento também precisa ser sincero e verdadeiro. Os clientes conseguem detectar quando uma marca está aproveitando alguma bandeira para conseguir aumentar o número de vendas e acabam desencantando.

O negócio também pode se beneficiar de um bom atendimento e, para isso, é preciso ter atenção com o chat. Os consumidores devem ser incentivados a entrar em contato com a sua equipe, a fim de entenderem melhor ou tirar as dúvidas que tiverem.

Todo o trabalho do social media pode ser facilitado e gerenciado por meio de ferramentas para as redes sociais. Com elas o profissional poderá desenvolver melhor o seu trabalho, conseguindo agendar as publicações e entender o alcance de cada um dos posts realizados.

A pessoa Social Media é responsável por criar conteúdo para as redes sociais, porém, essa metodologia vai além de criar e postar. Ela é responsável por criar um calendário de postagem focado no seu produto e no seu público, desenvolver temas que intercalam entre os dias, desenvolver o conteúdo para as peças e analisar o desempenho do ciclo como um todo.

Invista na sua carreira de Social Media

Se você já começou a trabalhar com redes sociais e quer profissionalizar o seu trabalho, ou se ainda está procurando opções para se aprofundar sobre o assunto, não deixe de conhecer o nosso treinamento.

Nossa plataforma organiza e simplifica o processo de criação do seu conteúdo. Temos certeza que podemos te ajudar a otimizar seus processos, aumentar a produtividade, ajudando a alcançar seus objetivos e metas.

Pensando nisso, indico você a conhecer a Plataforma VIP Mega Pack Canva, o segredo dos maiores especialistas e criação de conteúdo para Mídias Sociais. Hoje conta com mais de 50 mil usuários de mais de 60 países e é uma das maiores plataforma de conteúdo do Brasil.

Você vai encontrar os melhores conteúdos, para mais de 80 nichos de mercado, são milhares de conteúdos prontos com legendas feitas por especialistas e suporte incrível. Uma ferramenta crucial para você sair na frente dos concorrentes e otimizar muito o seu tempo, aumentar a produtividade e garantir profissionalismo.

Não esquece de comentar o que achou desse post. 😉

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