Aprenda agora o passo a passo de Como Criar Anúncios no Pinterest Ads e transformar esse recurso numa poderosa fonte de tráfego para o seu negócio. Acompanhe!
Pinterest surgiu em 2010 e, desde então, vem se tornando uma ferramenta de marketing cada vez mais importante para a estratégia digital de muitas empresas. E o que já trazia bons resultados promete números ainda melhores. Isso porque foi lançado no Brasil o Pinterest Ads, ferramenta que permite anúncios patrocinados dentro da rede social.
Com mais de 450 milhões de usuários ativos em todo o mundo, dados da própria empresa mostram que 97% das pesquisas realizadas dentro do aplicativo são feitas por pessoas, e não por empresas. Assim, criar campanhas dentro do Pinterest permite que você atinja um público maior e mais engajado.
Pensando nisso, neste artigo, vamos nos aprofundar no que é o Pinterest Ads e como criar anúncios no Pinterest Ads na prática.
O que é o Pinterest Ads e quais as vantagens?
O Pinterest Ads é um recurso que permite que negócios e anunciantes impulsionem suas publicações (ou pins) dentro da própria conta do Pinterest. Assim como já acontece em outras redes sociais, como o Facebook e o Instagram, as empresas podem criar campanhas — ou grupos de campanhas — para encontrar seus potenciais clientes, de acordo com os resultados que você busca atingir na plataforma.
As principais vantagens de criar suas campanhas e anúncios no Pinterest Ads são:
- Conquistar a atenção do usuário no momento em que ele está buscando por inspirações;
- Aumentar o alcance e o reconhecimento da sua marca e/ou produto;
- Gerar mais tráfego para o seu site ou conta dentro do Pinterest;
- Melhorar a conversão de visitantes em leads e/ou clientes na sua landing page ou loja virtual;
- Impulsionar as vendas da sua loja física.
Além disso, um outro benefício importante é ter acesso ao Pinterest Partner. Dentro desse programa de parcerias, é possível trabalhar com diferentes empresas que dominam tudo sobre o Pinterest e podem ajudar o seu negócio a crescer. Publicidade, conteúdo, criativos, públicos ou análise de métricas são algumas das frentes atendidas.
Cabe ao seu time — ou a você mesmo, caso seja o responsável por isso — entender em qual ponto da estratégia de marketing o Pinterest pode ser útil para o seu negócio.
Como Criar Anúncios no Pinterest Ads Passo a Passo
Agora é o momento de colocar a mão na massa! Por isso, separamos, neste tópico, alguns passos essenciais para que você consiga criar as suas primeiras campanhas no Pinterest Ads.
É importante que você conheça todas essas dicas para começar a anunciar por lá.
Acompanhe o nosso checklist e anote tudinho por aí! 📝
1. Crie uma conta no Pinterest Business
Bom, o primeiro passo para começar a anunciar dentro do Pinterest é criar uma conta comercial no aplicativo. Para isso, você deve acessar a página do Pinterest Ads e clicar em “Começar” ou “Criar conta”.
Depois, preencha o formulário com as informações que são solicitadas e clique em “Criar conta”.
A partir daí, a plataforma vai te fazer uma série de perguntas mais específicas para entender sobre o seu nicho de mercado e seus objetivos com a conta business no Pinterest. Alguns desses campos que devem ser preenchidos são:
- Qual nome você quer dar para o perfil?
- Você possui um site?
- Qual o foco da sua marca?
- Quais são os seus objetivos?
- Como você descreve a sua empresa?
- Tem interesse em veicular anúncios no Pinterest?
Depois de respondidas essas perguntas, você vai poder se cadastrar para receber o contato de um especialista em anúncios do próprio Pinterest, que vai te passar algumas dicas de como impulsionar as vendas com a plataforma. É só preencher e aguardar!
2. Confira os requisitos para anunciar no Pinterest
Antes de criar, efetivamente, o seu pin patrocinado, é importante conferir se ele atende aos requisitos de anúncios do Pinterest. São eles:
- O pin tem ser salvo no próprio perfil do business e em uma pasta pública;
- Deve existir uma URL de destino, ou seja, link para um site externo;
- Os links da URL de destino e da descrição não podem ser encurtados;
- Não usar GIFs ou vídeos de terceiros;
- Seguir as Diretrizes de Publicidade estabelecidas pelo próprio Pinterest.
Além disso, vale relembrar as especificações de tamanho, formato e proporção de cada tipo de anúncio.
3. Entenda como é feita a cobrança
Existem duas maneiras de ser cobrado pelos anúncios no Pinterest Ads: a primeira, é pelos gastos acumulados do mês anterior dentro da plataforma; e a segunda, é atingindo o limite de cobrança que o próprio aplicativo determina.
Esse limite é estabelecido de acordo com a maturidade da sua conta comercial e com a robustez das suas campanhas. Ou seja, quanto mais você explorar a ferramenta, mais limite terá com o tempo.
Neste último caso, você pode ser cobrado uma ou mais vezes dentro de um mês, dependendo do valor do seu limite e de quanto você está gastando com seus anúncios. Outro ponto importante sobre a cobrança no Pinterest Ads é que, por enquanto, no Brasil só são aceitos os pagamentos via cartão de crédito.
Você pode configurar o seu método de pagamento seguindo esses passos: Home do Pinterest Business > Menu superior > Anúncios > Cobrança.
4. Instale a tag do Pinterest no seu site
A tag do Pinterest nada mais é do que um código rastreador que deve ser instalado no seu site para identificar os visitantes que chegam nele através dos seus anúncios na rede social. Desse modo, é possível mensurar as ações e os resultados que os pins patrocinados estão trazendo para o seu negócio.
Existem dois componentes principais que envolvem essa tag: o código base — que deve ser instalado em todas as páginas do seu site — e o código de evento — instalado em páginas específicas de conversão que você deseja monitorar.
Para instalar a tag do Pinterest na sua loja virtual, você deve acessar: Home do Pinterest Business > Menu superior > Anúncios > Conversão.
A partir daí, você pode escolher uma das três opções disponíveis:
- Usar um parceiro de integração;
- Adicionar código ao site;
- Enviar instruções por e-mail.
A nossa dica, aqui, para garantir que tudo saia como planejado, é contar com a ajuda de um programador que faça essa instalação no seu site. Ou então, entrar em contato com a Central de Ajuda do Pinterest, para que eles realizem o passo a passo com você.
5. Pense no objetivo da sua campanha
O objetivo da campanha é um fator determinante, tanto para o lance que você vai dar no leilão de anúncios do Pinterest Ads — mais pra frente, vamos nos aprofundar nesse ponto —, quanto para ver quais formatos estarão disponíveis para você utilizar.
Veja e entenda quais podem ser essas metas:
Reconhecimento de marca
Aumenta o alcance dos seus anúncios com foco em awareness, ou seja, faz com que mais pessoas descubram a sua marca, seu produto ou seu serviço. Os formatos permitidos para este objetivo são o estático, o carrossel, os vídeos e as coleções.
Visualização de vídeo
Melhora a qualidade das visualizações e do tempo médio de exibição, uma vez que atinge pessoas mais propensas a consumirem e engajarem com vídeos pelo Pinterest. Neste caso, o formato aceito é apenas o de vídeo mesmo.
Consideração
Otimiza o número de cliques no pin que você está anunciando, portanto, gera mais tráfego para a sua conta no Pinterest ou loja virtual. Aqui, assim como em reconhecimento de marca, a plataforma também permite os formatos estático, carrossel, vídeo e coleções.
Conversão
Estimula a conversão de leads e potenciais clientes nos seus anúncios, através de botões de inscrição ou chamadas para ação em seu site. Neste objetivo, mais uma vez, são permitidos os formatos estático, carrossel, vídeo e coleções.
Catálogo de compras
Funciona mesmo como um catálogo, no qual a pessoa descobre seus produtos e serviços enquanto realiza as pesquisas no aplicativo. Apenas dois formatos de anúncio se encaixam aqui: as coleções e o shopping.
6. Crie o seu anúncio
Agora que você já conhece todas as possíveis variações de formatos, segmentação, cobrança e objetivos, pode começar a criar o seu primeiro anúncio. Para isso, você pode acessar: Home do Pinterest Business > Menu superior > Anúncios > Criar anúncio.
A primeira etapa para começar a usar, de fato, o Pinterest Ads, é criar uma campanha. Siga preenchendo os campos, como “tipo de campanha”, “nome e status da campanha” e “orçamento da campanha”. Por fim, clique em “Continuar”.
Depois das configurações de campanha, é hora de criar o grupo de anúncios, onde você poderá escolher os detalhes da segmentação da sua audiência. Ou seja, você vai mirar em uma lista já existente, nas buscas por palavras-chave ou em dados demográficos?
Lembre-se de confirmar se o orçamento da campanha está de acordo com o que foi definido na etapa anterior. Além disso, escolha a otimização do seu lance no leilão de anúncios, ou seja, o valor máximo que você deseja pagar por cada resultado único — clique, visualização, conversão etc, de acordo com a meta de campanha que você estabeleceu lá no início.
No Pinterest Ads, a otimização do lance pode ser automática (determinada pelo próprio aplicativo com base em outros anunciantes) ou personalizada (na qual você controla o valor máximo do seu lance no leilão). Assim, o valor total cobrado será próximo a esse lance e multiplicado pelo número de resultados únicos obtidos no final do mês.
Por fim, chegou a hora de criar o seu primeiro anúncio no Pinterest Ads. Clique em “Criar pin” e comece a preencher as configurações. Selecione a imagem ou o vídeo que deseja impulsionar, o título e a descrição.
Como em qualquer campanha de marketing, é importante caprichar no texto e na CTA (chamada para ação). Pense no melhor argumento de convencimento de acordo com o objetivo que você estabeleceu lá no início da campanha.
Outro ponto importante é redigir também o texto alternativo, que será lido por leitores de tela em voz alta para pessoas com deficiências visuais ou em outros casos.
Para terminar, adicione a URL de destino do seu anúncio e clique em “Publicar”.
7. Analise os resultados
No momento de analisar os relatórios das campanhas e dos anúncios que você criou, existem algumas métricas importantes que é preciso observar. São elas:
- Gasto total do período;
- Impressões — vezes que o seu pin foi visualizado;
- Cliques no pin;
- Cliques de saída — que levaram para uma ação fora do Pinterest;
- Custo médio por resultado;
- CTR — taxa de cliques x número de impressões.
Para extrair números mais concretos, o ideal é respeitar um certo tempo de maturação para as campanhas. Indicamos cerca de um mês para começar a entender o que os resultados querem dizer. Assim, é possível analisar com mais certeza e propor alguma mudança de rota, caso seja necessário.
Para acessar seus relatório, você deve seguir esses passos: Home do Pinterest Business > Menu superior > Anúncios > Relatórios.
Conclusão
Espero que tenha gostado desse artigo, te mostrei o passo de como criar anúncios no Pinterest Ads, agora é com você!
O que você achou?
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