Cadastre-se

Seja notificado sobre os melhores conteúdos e estratégias de marketing digital.

Contato
Siga
Siga, curta e compartilhe

Como Criar Anúncios no Pinterest Ads

como criar anuncios no pinterest
como criar anuncios no pinterest

Aprenda agora o passo a passo de Como Criar Anúncios no Pinterest Ads e transformar esse recurso numa poderosa fonte de tráfego para o seu negócio. Acompanhe!

Pinterest surgiu em 2010 e, desde então, vem se tornando uma ferramenta de marketing cada vez mais importante para a estratégia digital de muitas empresas. E o que já trazia bons resultados promete números ainda melhores. Isso porque foi lançado no Brasil o Pinterest Ads, ferramenta que permite anúncios patrocinados dentro da rede social.

Com mais de 450 milhões de usuários ativos em todo o mundo, dados da própria empresa mostram que 97% das pesquisas realizadas dentro do aplicativo são feitas por pessoas, e não por empresas. Assim, criar campanhas dentro do Pinterest permite que você atinja um público maior e mais engajado.

Pensando nisso, neste artigo, vamos nos aprofundar no que é o Pinterest Ads e como criar anúncios no Pinterest Ads na prática.

O que é o Pinterest Ads e quais as vantagens?

O Pinterest Ads é um recurso que permite que negócios e anunciantes impulsionem suas publicações (ou pins) dentro da própria conta do Pinterest. Assim como já acontece em outras redes sociais, como o Facebook e o Instagram, as empresas podem criar campanhas — ou grupos de campanhas — para encontrar seus potenciais clientes, de acordo com os resultados que você busca atingir na plataforma.

As principais vantagens de criar suas campanhas e anúncios no Pinterest Ads são:

  • Conquistar a atenção do usuário no momento em que ele está buscando por inspirações;

  • Aumentar o alcance e o reconhecimento da sua marca e/ou produto;

  • Gerar mais tráfego para o seu site ou conta dentro do Pinterest;

  • Melhorar a conversão de visitantes em leads e/ou clientes na sua landing page ou loja virtual;

  • Impulsionar as vendas da sua loja física.

 

Além disso, um outro benefício importante é ter acesso ao Pinterest Partner. Dentro desse programa de parcerias, é possível trabalhar com diferentes empresas que dominam tudo sobre o Pinterest e podem ajudar o seu negócio a crescer. Publicidade, conteúdo, criativos, públicos ou análise de métricas são algumas das frentes atendidas.

Cabe ao seu time — ou a você mesmo, caso seja o responsável por isso — entender em qual ponto da estratégia de marketing o Pinterest pode ser útil para o seu negócio.

Como Criar Anúncios no Pinterest Ads

Como Criar Anúncios no Pinterest Ads Passo a Passo

Agora é o momento de colocar a mão na massa! Por isso, separamos, neste tópico, alguns passos essenciais para que você consiga criar as suas primeiras campanhas no Pinterest Ads.

É importante que você conheça todas essas dicas para começar a anunciar por lá.

Acompanhe o nosso checklist e anote tudinho por aí! 📝

 

1. Crie uma conta no Pinterest Business

Bom, o primeiro passo para começar a anunciar dentro do Pinterest é criar uma conta comercial no aplicativo. Para isso, você deve acessar a página do Pinterest Ads e clicar em “Começar” ou “Criar conta”.

Depois, preencha o formulário com as informações que são solicitadas e clique em “Criar conta”.

A partir daí, a plataforma vai te fazer uma série de perguntas mais específicas para entender sobre o seu nicho de mercado e seus objetivos com a conta business no Pinterest. Alguns desses campos que devem ser preenchidos são:

  • Qual nome você quer dar para o perfil?

  • Você possui um site?

  • Qual o foco da sua marca?

  • Quais são os seus objetivos?

  • Como você descreve a sua empresa?

  • Tem interesse em veicular anúncios no Pinterest?

 

Depois de respondidas essas perguntas, você vai poder se cadastrar para receber o contato de um especialista em anúncios do próprio Pinterest, que vai te passar algumas dicas de como impulsionar as vendas com a plataforma. É só preencher e aguardar!

2. Confira os requisitos para anunciar no Pinterest

Antes de criar, efetivamente, o seu pin patrocinado, é importante conferir se ele atende aos requisitos de anúncios do Pinterest. São eles:

  • pin tem ser salvo no próprio perfil do business e em uma pasta pública;

  • Deve existir uma URL de destino, ou seja, link para um site externo;

  • Os links da URL de destino e da descrição não podem ser encurtados;

  • Não usar GIFs ou vídeos de terceiros;

  • Seguir as Diretrizes de Publicidade estabelecidas pelo próprio Pinterest.


Além disso, vale relembrar as especificações de tamanho, formato e proporção de cada tipo de anúncio.

 

3. Entenda como é feita a cobrança

Existem duas maneiras de ser cobrado pelos anúncios no Pinterest Ads: a primeira, é pelos gastos acumulados do mês anterior dentro da plataforma; e a segunda, é atingindo o limite de cobrança que o próprio aplicativo determina.

Esse limite é estabelecido de acordo com a maturidade da sua conta comercial e com a robustez das suas campanhas. Ou seja, quanto mais você explorar a ferramenta, mais limite terá com o tempo.

Neste último caso, você pode ser cobrado uma ou mais vezes dentro de um mês, dependendo do valor do seu limite e de quanto você está gastando com seus anúncios. Outro ponto importante sobre a cobrança no Pinterest Ads é que, por enquanto, no Brasil só são aceitos os pagamentos via cartão de crédito.

Você pode configurar o seu método de pagamento seguindo esses passos: Home do Pinterest Business > Menu superior > Anúncios > Cobrança.

4. Instale a tag do Pinterest no seu site

A tag do Pinterest nada mais é do que um código rastreador que deve ser instalado no seu site para identificar os visitantes que chegam nele através dos seus anúncios na rede social. Desse modo, é possível mensurar as ações e os resultados que os pins patrocinados estão trazendo para o seu negócio.

Existem dois componentes principais que envolvem essa tag: o código base — que deve ser instalado em todas as páginas do seu site — e o código de evento — instalado em páginas específicas de conversão que você deseja monitorar.

Para instalar a tag do Pinterest na sua loja virtual, você deve acessar: Home do Pinterest Business > Menu superior > Anúncios > Conversão.

A partir daí, você pode escolher uma das três opções disponíveis:

  • Usar um parceiro de integração;
  • Adicionar código ao site;
  • Enviar instruções por e-mail.

A nossa dica, aqui, para garantir que tudo saia como planejado, é contar com a ajuda de um programador que faça essa instalação no seu site. Ou então, entrar em contato com a Central de Ajuda do Pinterest, para que eles realizem o passo a passo com você.

 

5. Pense no objetivo da sua campanha

objetivo da campanha é um fator determinante, tanto para o lance que você vai dar no leilão de anúncios do Pinterest Ads — mais pra frente, vamos nos aprofundar nesse ponto —, quanto para ver quais formatos estarão disponíveis para você utilizar.

Veja e entenda quais podem ser essas metas:


Reconhecimento de marca

Aumenta o alcance dos seus anúncios com foco em awareness, ou seja, faz com que mais pessoas descubram a sua marca, seu produto ou seu serviço. Os formatos permitidos para este objetivo são o estático, o carrossel, os vídeos e as coleções.

Visualização de vídeo

Melhora a qualidade das visualizações e do tempo médio de exibição, uma vez que atinge pessoas mais propensas a consumirem e engajarem com vídeos pelo Pinterest. Neste caso, o formato aceito é apenas o de vídeo mesmo.

Consideração

Otimiza o número de cliques no pin que você está anunciando, portanto, gera mais tráfego para a sua conta no Pinterest ou loja virtual. Aqui, assim como em reconhecimento de marca, a plataforma também permite os formatos estático, carrossel, vídeo e coleções.


Conversão

Estimula a conversão de leads e potenciais clientes nos seus anúncios, através de botões de inscrição ou chamadas para ação em seu site. Neste objetivo, mais uma vez, são permitidos os formatos estático, carrossel, vídeo e coleções.

Catálogo de compras

Funciona mesmo como um catálogo, no qual a pessoa descobre seus produtos e serviços enquanto realiza as pesquisas no aplicativo. Apenas dois formatos de anúncio se encaixam aqui: as coleções e o shopping.

 

6. Crie o seu anúncio

Agora que você já conhece todas as possíveis variações de formatos, segmentação, cobrança e objetivos, pode começar a criar o seu primeiro anúncio. Para isso, você pode acessar: Home do Pinterest Business > Menu superior > Anúncios > Criar anúncio.

A primeira etapa para começar a usar, de fato, o Pinterest Ads, é criar uma campanha. Siga preenchendo os campos, como “tipo de campanha”, “nome e status da campanha” e “orçamento da campanha”. Por fim, clique em “Continuar”.

Depois das configurações de campanha, é hora de criar o grupo de anúncios, onde você poderá escolher os detalhes da segmentação da sua audiência. Ou seja, você vai mirar em uma lista já existente, nas buscas por palavras-chave ou em dados demográficos?

Lembre-se de confirmar se o orçamento da campanha está de acordo com o que foi definido na etapa anterior. Além disso, escolha a otimização do seu lance no leilão de anúncios, ou seja, o valor máximo que você deseja pagar por cada resultado único — clique, visualização, conversão etc, de acordo com a meta de campanha que você estabeleceu lá no início.

No Pinterest Ads, a otimização do lance pode ser automática (determinada pelo próprio aplicativo com base em outros anunciantes) ou personalizada (na qual você controla o valor máximo do seu lance no leilão). Assim, o valor total cobrado será próximo a esse lance e multiplicado pelo número de resultados únicos obtidos no final do mês.

Por fim, chegou a hora de criar o seu primeiro anúncio no Pinterest Ads. Clique em “Criar pin” e comece a preencher as configurações. Selecione a imagem ou o vídeo que deseja impulsionar, o título e a descrição.

Como em qualquer campanha de marketing, é importante caprichar no texto e na CTA (chamada para ação). Pense no melhor argumento de convencimento de acordo com o objetivo que você estabeleceu lá no início da campanha.

Outro ponto importante é redigir também o texto alternativo, que será lido por leitores de tela em voz alta para pessoas com deficiências visuais ou em outros casos.

Para terminar, adicione a URL de destino do seu anúncio e clique em “Publicar”.

7. Analise os resultados

No momento de analisar os relatórios das campanhas e dos anúncios que você criou, existem algumas métricas importantes que é preciso observar. São elas:

  1. Gasto total do período;

  2. Impressões — vezes que o seu pin foi visualizado;

  3. Cliques no pin;

  4. Cliques de saída — que levaram para uma ação fora do Pinterest;
  5. Custo médio por resultado;

  6. CTR — taxa de cliques x número de impressões.

Para extrair números mais concretos, o ideal é respeitar um certo tempo de maturação para as campanhas. Indicamos cerca de um mês para começar a entender o que os resultados querem dizer. Assim, é possível analisar com mais certeza e propor alguma mudança de rota, caso seja necessário.

Para acessar seus relatório, você deve seguir esses passos: Home do Pinterest Business > Menu superior > Anúncios > Relatórios.

Conclusão

Espero que tenha gostado desse artigo, te mostrei o passo de como criar anúncios no Pinterest Ads, agora é com você!

O que você achou?
Comente aí em baixo.

Não esqueça de me seguir no Instagram:

Instagram
Total
1
Shares
Veja Também
Total
1
Share

Venda mais nas Redes Sociais com Posts Impossíveis de ser Ignorados!

São mais de 5000 Posts Prontos e 100% Editáveis no Canva

Venda mais nas Redes Sociais com Posts Impossíveis de ser Ignorados!

São mais de 5000 Posts Prontos e Editáveis no Canva

Receba uma Análise Gratuita para melhorar o Marketing da sua Empresa

Já geramos mais de 9.999 leads para clientes. Descubra como podemos ajudar sua empresa a crescer!

Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações e com a Política de privacidade.

error: 🚨 Alerta: Copyright© Anderson Nunes PRO