Cadastre-se

Seja notificado sobre os melhores conteúdos e estratégias de marketing digital.

Contato
Siga
Siga, curta e compartilhe

Tráfego Pago: O Que é e Como Funciona?

tráfego pago
tráfego pago

O tráfego pago é a metodologia de investir em plataformas e sites que mostram o conteúdo de forma destacada para os usuários. Entre as vantagens dessa estratégia estão a visibilidade rápida e a divulgação pontual.

Aumentar o tráfego é uma tarefa que exige planejamento e comprometimento com a produção de conteúdo. Além disso, os links pagos também potencializam o alcance das publicações e atingem um público segmentado, ou seja, usuários mais interessados no que está sendo oferecido.

Neste artigo explicamos como funciona o tráfego pago e algumas vantagens que ele oferece. Além disso, confira quais sãos as alternativas mais comuns utilizadas. Acompanhe a leitura!

Guia

O que é o Tráfego Pago?

O tráfego pago é a metodologia de investir em plataformas e sites que mostram seu conteúdo com destaque para os usuários. Ele possibilita que os visitantes cheguem até um site, uma loja ou página por meio de anúncios publicitários. Esse tipo de tráfego é diferente do orgânico porque depende do investimento para gerar resultados.

No tráfego orgânico, os investimentos não são físicos, sendo necessário ter habilidade para produzir conteúdos, adotar técnicas de SEO, entre outros aspectos. O tráfego pago só acontece com o investimento de dinheiro.

As duas alternativas são importantes nas estratégias de marketing de uma agência de comunicação. É interessante notar que os resultados da estratégia paga são mais rápidos e instantâneos, enquanto na orgânica o processo é contínuo e gera um retorno duradouro.

Para aproveitar mais cada uma das modalidades, é fundamental investir no planejamento de mídia e definir quais são os objetivos com a publicidade. Em alguns momentos, a necessidade de um retorno rápido exige a utilização do tráfego pago. Enquanto isso, toda estratégia de conteúdo orgânico deve permanecer em construção.

Quais são as vantagens de utilizar essa alternativa?

Algumas empresas não sabem se vale a pena investir em tráfego pago, pois acreditam que o orgânico já é suficiente. A modalidade paga apresenta algumas vantagens relevantes para o negócio. Confira as principais!

Proporciona visibilidade rápida

O investimento em anúncios pagos aumenta a visibilidade do negócio rapidamente, melhorando o reconhecimento de marca. Depois do primeiro impacto, é possível trabalhar o público que já foi alcançado com essas campanhas e transformá-lo em clientes.

Contribui na divulgação de ações específicas

Talvez você não tenha verba para investir constantemente em links pagos, mas é possível fazê-lo de forma pontual. As divulgações específicas são uma oportunidade interessante e geram um bom retorno. Alguns momentos interessantes são o lançamento de um novo produto, uma promoção diferenciada, campanhas de Natal, entre outras possibilidades.

Melhora a taxa de conversão

A utilização de links pagos também ajuda a melhorar a taxa de conversão, impactando leads que estão na última fase do funil de vendas. Quando determinado usuário faz uma pesquisa específica na internet, ele já detectou sua necessidade e está procurando uma solução.

Se a escolha dos termos e das palavras-chave for correta, você consegue ampliar as conversões, entregando o conteúdo e a solução certa no momento ideal.

 

Quais são as fontes de tráfego pago mais utilizadas?

Existem diversas plataformas e sites que disponibilizam opções para anúncios nos diferentes meios de comunicação que a internet oferece. O ideal é analisar a finalidade de cada um e identificar quais atendem melhor às suas necessidades. Veja os principais a seguir!

O Google Ads, antigamente conhecido como Adwords, é a plataforma de anúncios do Google. Através do Google Ads, é possível criar anúncios de Pesquisa, de Display, no YouTube, no Gmail e na Play Store.

Os anúncios de Pesquisa são os que aparecem quando você faz uma busca no Google, como na imagem acima. Já os banners em sites são os tipos de Google Ads de Display mais conhecidos. Os outros três (YouTube, Gmail e Play Stores) são autoexplicativos: aparecem nesses três locais.

Nós temos um post com um guia completo para anunciar no Google. Você vai saber como criar a sua conta, como otimizar seu orçamento e quais ads fazem mais sentido para o seu negócio. Corre lá: O que é Google Ads? Conheça e aprenda a criar a sua conta.

Facebook Ads

Facebook Ads é o sistema de anúncios da família Facebook Meta, que inclui diferentes formatos nos diferentes veículos do grupo. Eles incluem tráfego pago no próprio Facebook, o Messenger, o Instagram e anúncios que levam a uma conversa no WhatsApp, por exemplo.

Como as pessoas dão muitas informações de perfil ao Facebook, que por sua vez também analisa milhões de interações, comentários e cliques por segundo, a sua plataforma de ads sempre foi famosa por permitir uma maior personalização. Ou seja, era possível fazer anúncios super assertivos, como o remarketing já para finalizar a venda.

E também pelo grande número de ativos que o Facebook possui, seus anúncios fazem combinações poderosas, gerando resultados bem relevantes. Para se aprofundar nas possibilidades oferecidas por Mark Zuckerberg (ainda sem o Metaverso), leia o nosso blogpost completão: Facebook Ads: Como funciona e como usar.

Anúncios no YouTube

“Ok, Anderson, eu quero ter tráfego pago, mas eu não gosto de ter meus vídeos interrompidos então ninguém deve gostar!” De fato, é um bom ponto. Porém, os anúncios no YouTube vieram para ficar porque, bem, os vídeos vieram para ficar. 

Não esqueça que cada vez mais pessoas assistem ao YouTube em suas smart TVs, então os anúncios nessa plataforma de streaming do Google (lembra?) são como as antigas propagandas nos grandes canais de TV. É preciso ser criativo!

E você sabe o que é in-stream, bumper ad, masthead, video discovery e out-stream? Pois é, são tipos de anúncios no YouTube. Então nem só de interrupções no seu tutorial favorito vive esse tipo de tráfego pago. 

Instagram Ads

A rede social mais visual do mundo tem fotos, vídeos e anúncios. Muitos anúncios. Porém, como faz parte da família do Facebook, você já deve ter percebido que são super direcionados para os seus gostos – ou ao menos para o que algoritmo entende como o seu gosto, usando os seus cliques, buscas, curtidas e comentários.

Em resumo, Instagram Ads veiculam anúncios tanto no feed quanto nos Stories da rede social. Esses anúncios são em formato de fotos, vídeos e carrossel com sequências de fotos ou vídeos. Eles podem ser usados para gerar cliques, conversões, instalações de aplicativos e visualizações de vídeos.

Precisa de criativos para os seus anúncios nas redes sociais? Conheça o Mega Pack Canva A maior Plataforma de Conteúdo do Brasil.

LinkedIn Ads

“Como assim, Anderson, aqui é para eu pagar para verem meu currículo?” Ora, deixe disso, você sabe que o LinkedIn é muito mais que um mero CV online. A rede social profissional é muito atrativa para anúncios justamente porque quem está por lá já está de olho em oportunidades de negócios ou de aprendizado.

Até por isso, o tráfego pago vindo do LinkedIn costuma ser um pouco mais caro. Ele vende justamente esse perfil mais profissional para valorizar o custo. Porém, dependendo da sua estratégia, pode valer bastante a pena, principalmente para negócios B2B!

E também são vários tipos de anúncios por lá, também com múltiplas possibilidades de formatos e otimizações.

Native Ads

Os Native Ads se destacam por não ter um formato padrão de publicidade, aparecendo como um conteúdo destacado ou recomendado dentro de portais, sites e blogs relevantes. Em geral, não prejudicam a experiência do usuário. As plataformas mais conhecidas desse tipo de tráfego pago são Taboola e Outbrain.

Eles costumam se adequar ao formato desses sites, escapando de um problema que pode acometer anúncios: serem ignorados. Isso porque o cérebro do internauta moderno já está treinado a nem ver mais algumas áreas de sites, justamente pelo antigo mau uso de banners. 

Qual a importância do tráfego pago para negócios locais?

O tráfego pago é uma estratégia de vendas valiosa para os negócios locais. Já imaginou a sua marca ser sugerida nos anúncios para clientes da sua localidade? As chances de conversão são bem maiores, pois com a segmentação é possível atingir somente pessoas que tem potencial para se tornarem seus clientes.

Dessa maneira, além de serem pessoas interessadas, elas ainda estarão próximas, o que indica maiores oportunidades de vendas. Entretanto, os anúncios devem ser criados para que chamem a atenção do público certo.

A escolha de imagens e vídeos, o texto e o formato precisam conversar com a audiência. Com isso em mente, crie anúncios que passam emoções, despertam o senso de urgência e mostre que o seu negócio é local. Dessa maneira, fica mais fácil para que os usuários cliquem e sejam convertidos.

Por meio de anúncios em plataformas que sua audiência utiliza, você consegue expor a marca para um número de pessoas. Assim, o impacto será maior, mostrando que vale a pena investir em tráfego pago. Por isso, não espere apenas os resultados com tráfego orgânico, comece a criar anúncios e observe o potencial que eles têm!

Onde Aprender Tráfego Pago e qual melhor curso de tráfego pago?

Se você deseja obter resultados na internet criando campanhas de tráfego pago para o seu negócio, é importante se aperfeiçoar através de um curso de tráfego pago.

A seguir, confira 

O método tráfego pago é um treinamento que ensina as pessoas a vender pela internet através do Tráfego Pago. Ele vai te mostrar quais os pilares são necessários para vender na internet com tráfego pago, funil de vendas e copywriting, como mencionei aqui.

Trata-se de um treinamento que foi montado pensando em pessoas que não tem conhecimento em marketing digital e desejam investir em tráfego pago.

Neste curso você vai aprender sobre:

  • Facebook Ads do Básico ao Avançado;
  • Google Ads
  • Tráfego e vendas;
  • Tráfego pago para Afiliados;
  • Como vender rápido;
  • Estratégias para vender na web;
  • Funis automáticos e muito mais…

Finalizando

Hoje você aprendeu o conceito de  tráfego pago. Te passei estratégias para dominar o tráfego pago e tráfego pago nas redes de anúncios) e ainda te passei a dica de qual melhor curso de tráfego pago. Espero que tenham gostado, se tiver dúvidas deixe nos comentários e até a próxima.

Total
0
Shares
Veja Também
Total
0
Share

Venda mais nas Redes Sociais com Posts Impossíveis de ser Ignorados!

São mais de 5000 Posts Prontos e 100% Editáveis no Canva

Venda mais nas Redes Sociais com Posts Impossíveis de ser Ignorados!

São mais de 5000 Posts Prontos e Editáveis no Canva

Receba uma Análise Gratuita para melhorar o Marketing da sua Empresa

Já geramos mais de 9.999 leads para clientes. Descubra como podemos ajudar sua empresa a crescer!

Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações e com a Política de privacidade.

error: 🚨 Alerta: Copyright© Anderson Nunes PRO